Artesanato local

Capuchas de Burel
Capas tradicionais, usadas historicamente pelas mulheres.
- Tradição: As capuchas de burel são um resgate de uma tradição passada, usadas pelas mulheres nos trabalhos do campo.
- Material: São feitas de burel, um tecido 100% lã, impermeável e resistente.
- Função: O design triangular e a forma de se prender pela cabeça garantiam proteção contra a chuva e o frio, deixando as mãos livres para o trabalho.
- Produção: São feitas à mão por artesãos na região de Várzea da Serra e Campo Benfeito, com técnicas ancestrais.
- Reconhecimento: O trabalho das "Capuchinhas" (as pessoas que produzem as capuchas) já recebeu prémios nacionais e internacionais e contribui para a preservação do burel, um tecido nobre.

Coroça de Palha
Capas tradicionais, usadas historicamente pelos homens, principalmente os pastores.
- Finalidade: O capote de palha foi concebido para ser uma proteção prática e eficaz contra as intempéries, com a palha a funcionar como uma barreira natural e impermeável.
- Matéria-prima: A palha de junco é a matéria-prima principal para o fabrico deste tipo de capote, embora também possam ser utilizados outros materiais como o esparto ou o couro em versões mais robustas.
- Tradição: Embora tenha caído em desuso com a modernização, este tipo de vestimenta artesanal é um símbolo do património cultural de certas regiões do país, como é o caso de Várzea da Serra.
- Variantes: O nome pode variar consoante a região. Em certas áreas, o capote de palha pode ser conhecido como "capote de palha".

Meias de Lã
Meias artesanais de lã, feitas á mão.
- Finalidade: A smeias, tinham por finalidade, aquecer os pés, sendo uma proteção prática e eficaz contra as intempéries, mantendo os pés quentes.
- Matéria-prima: O fio de lã Mondim é um fio de produção nacional, feito a partir de lã de ovelhas portuguesas, criado para tricotar meias.
- Características: A lã tem uma textura que se torna macia e luxuosa após a lavagem e é apreciada pela excelente definição de ponto, sendo forte e versátil.
- Tradição: Embora tenha caído em desuso com a modernização, este produto artesanal, sendo um símbolo do património cultural de certas regiões do país, como é o caso de Várzea da Serra.

Socos
Calçado feito á mão.
- Proteção e Durabilidade: A madeira oferecia isolamento do solo frio e húmido, além de proteger os pés em terrenos difíceis ou em trabalhos agrícolas.
- Conforto Térmico: Os utilizadores deste calçado, relatam que os tamancos aquecem no inverno e refrescam no verão.
- Versatilidade: Eram ideais para a vida no campo e em terrenos lamacentos, sendo fáceis de limpar.
- Tradição: Atualmente, tornou-se num ícone cultural ou uma peça de museu, mas a sua história como calçado funcional, permanece.

Tamancos
Calçado feito á mão.
Os tamancos de madeira é um calçado tradicional português, feito de madeira e couro, usado por camponeses e até ricos em emergências, protegendo os pés do trabalho no campo e lama, com design de um bico curvo, salto um pouco alto, para melhor adaptação aos terrenos.
- Calçado Popular: Era o calçado mais usado pelas pessoas mais pobres .
- Proteção: Serviam para proteger os pés do trabalho na terra, lama e frio. Por vezes, era forrado com feno ou tecido, para melhor aconchego.
- Design: Com um formato específico, para melhor adaptação aos terrenos.

Socas
Calçado feito á mão.
- Tradição: Eram o calçado popular, com variações como a "soca inteira" (mais fechada) e o "soco rebelo" (com bico curvo), mantidas por artesãos como os tamanqueiros.
- Evolução: Muitas empresas do mundo do calçado, apostaram na evolução, alterando os materiais de construção deste calçado.
- Atualidade: Os materiais usados atualmente, são diversos, tais como, plástico, cortiça, borracha, mas a essência tradicional mantem-se.
- Usabilidade: Continua a ser um produto usado nos dias de hoje, como calçado de trabalho, em hospitais, em casa, em empresas ou lazer.

Caneco de Madeira
Os canecos de madeira são peças rústicas e artesanais populares.
Estão disponíveis em diversos tipos de madeira e formatos, incluindo estilos da época medieval, até aos formatos mais modernos.

Cântaro de Madeira
É uma peça rústica e versátil, talhado em madeira, com fundo pregado e reforçado por aros de chapa metálica, envolvendo e apertando as travessas de madeira.
Nos dias de hoje, usa-se como peça decorativa.

Arado de madeira
O arado de madeira antigo é uma ferramenta agrícola de tração animal, historicamente usada para lavrar a terra.
Atualmente, são peças decorativas.